Os Discos Mais Esperados de 2024

Já estamos nos encaminhando pada metade de 2024 e ainda não tivemos os principais lançamentos deste ano. A equipe da Flagra preparou uma lista com os principais projetos para ficarmos de olho no lançamento ainda este ano. Das principais promessas recentes até os artistas mais veteranos, teremos um 2024 recheado com discos incríveis.

Racionais MC’s

Desde o lançamento de Cores & Valores em 2014, há rumores de que haveria uma sequência pronta desde disco ou que o Racionais estaria trabalhando em um novo disco. Com o lançamento do documentário do grupo no Netflix e entrevistas mais recentes dos membros do grupo, os rumores parecem estar se concretizando.

Foto: Alile Dara/NETFLIX

 Inclusive há uma promessa que um novo disco do grupo que é referência absoluta no rap nacional sai ainda este ano. Se é um Cores & Valores 2 ou algo completamente novo, não importa muito, pois sempre haverá muita expectativa com o próximo passo dos Racionais.

Emicida

AmarElo foi um marco cultural que restabeleceu aos rappers mais antigos a possibilidade de explorar a fundo sonoridades diferentes do boombap e trap. Samba e MPB sempre estiveram presentes em músicas de rappers desde o princípio dos anos 2000, especialmente na cena carioca. Com AmarElo, Emicida fez uma obra que transcende o gênero e a mídia, construindo uma marca que fica tete a tete com a iconografia do cabeça de fita, mascote de seu primeiro álbum e do Lab Fantasma. 

Foto: Enio Cesar

Com tanta moral, fica difícil prever o que está por vir. Alguns fãs desejam a volta das letras agressivas e provocativas; outros anseiam pela continuidade da suavidade onírica de AmarElo. E nisso tudo vem a questão: O que quer Emicida com seu novo álbum? Descobriremos em breve, espero.a turnê

Duquesa

Taurus ainda deve fazer parte das audições diárias de muitos fãs de rap. Duquesa mostrou muita evolução e maturidade artística neste projeto. Da questão estética escolhida até a interação com o público no movimento Gostosas Inteligentes, a artista tem o que é preciso para instigar os ouvintes na continuidade deste disco muito bem produzido. Ela promete que no Vol. 2 teremos ainda mais versatilidade e personalidade. “Tá Eu e a Nicole” é uma pitada do que está por vir. A expectativa é que o disco chegue em maio.

Don L

Capa do novo single “Bem Alto” (Foto: Felipe Larozza/Arte: Filipe Filippo)

Com duas partes de uma trilogia reversa muito bem desenvolvidas, e o sucesso absoluto da mixtape “Caro Vapor/Vida e Veneno, a expectativa para a continuação desses projetos aumentou desde que o Don L anunciou no Podcast do HHDX (R.I.P) que em 2024 lançaria a segunda parte de Caro Vapor. Recentemente a mixtape completou 10 anos de lançamento, e gerou debates em torno da versatilidade de flows e melodias nos beats que Don L apresentou em 2013, mostrando novos horizontes do que o rap nacional poderia ser.

Flora Matos

Rainha das lovesongs, Flora Matos vive de ameaçar acariciar os ouvidos dos fãs com um novo álbum. Todavia a promessa às vezes fica apenas nesse constante atiçar sem previsões. Agora, ao que indicam as redes da kinga, o LP tá pra nascer. Com isso, ficamos com a dúvida quanto ao teor do álbum. Será que Florinha se manterá na sua zona de conforto, atualizando-nos quanto a se foi ou não amada em Miami; será que abordará questões sociais, numa onda lírica mais “rap consciente”; ou, quem sabe, ela não faça uma lista de disstracks, uma para cada desafeto público — não são poucos.

Capa do novo single “Inventei o seu jeito de amar”

Matuê

Em sua última apresentação no Plantão Festival, Tuê afirmou que já está trabalhando na última faixa do novo álbum. Todos sabem da atenção e capricho que o artista coloca em suas obras. Por isso, depois do sucesso inegável de “Máquina do Tempo”, acredito que não só os fãs, mas toda a cena está aguardando ansiosamente o lançamento de “333”, seja para finalmente curtir novos sons de Matuê ou então observar como um dos maiores do cenário atual se movimenta para o lançamento de seu segundo projeto de estúdio.

Nego Gallo

Foto: Clara Capelo

Em 2024 faz 5 anos do lançamento do disco ‘Veterano’, um projeto que surpreendeu até os ouvintes de rap mais atentos. O cearense já vem há faz algum tempo dando indicativos de um novo disco, e neste início de ano tivemos o lançamento do single “Sintera”. Além disso, podemos esperar as participações do Don L, Baco, Emiciomar, Wellington Gadelha, Léo Grijó, Bruno Duprê e o artista visual Kambô. A expectativa de lançamento é para o primeiro semestre.

Onnika

Foto: @fleury_photocact

Depois do excelente EP batizado com seu próprio nome, Onnika tem aparecido mais em participações, tendo poucos lançamentos solo. Conhecida por seus flows criativos, como demonstra em “Autêntica”, não tem como não pensar em um novo projeto que possa expandir seu alcance e demonstrar essa criatividade em um nível ainda maior. Cabe destacar ainda que Onnika tem apresentado uma evolução nas harmonias e nos seus vocais, incorporando esses elementos de maneira inusitada nas suas mais recentes participações. Destaque para o verso na faixa “Borá” do Kayode.

Teto

Nos últimos anos Teto nos entregou “Fim de Semana no Rio” e “Minha Vida é um Filme”, duas faixas muito bem produzidas, nos deixando com aquela vontade de escutarmos um disco completo do artista. É perceptível que suas produções individuais possuem uma qualidade acima da média, mesmo o EP prévias.zip se mostrou consistente o suficiente para bater de frente com muitos outros discos de 2021. Este ano iniciamos com a faixa “zumzumzum” tem tudo para ser o nosso primeiro vislumbre no que poderia se concretizar como um novo projeto do artista.

Baco

Foto: @roncca

Já tem um tempo que Baco vive o apogeu do sucesso de público com os altos números de streams de suas músicas pop, ao mesmo tempo, criticamente, o MC/cantor vem vivendo um período de decadência. Baco explorou líricas explosivas em Exu, produções robustas, com muitas camadas de arranjos, em Bluesman, e, de repente, a peteca caiu em ambas as categorias em QVVJFA, o que, novamente, não o impediu de ser bem sucedido com público. Agora, a promessa de um novo álbum traz uma oportunidade de convergir crítica e público em algo que consiga ser tão pop quanto complexo e arranjado. Será que nosso biscoiteiro favorito vai encarar esse desafio ou ficar para sempre no pop inacabado?

Rashid

O MC paulista vem de um excelente sucesso com o disco ‘Movimento Rápido dos Olhos’, lançado em 2022. Faixas como “Deixa Toda Esperança”, “Jogo Sério” e “Linha de Frente” são algumas das músicas deste disco que mostram um Rashid capaz de desenvolver a temática do disco sem perder a pegada consciente. Sem contar também o hit “Ver em Cores” com Lineker. Tudo isso em conjunto com uma vontade do MC de escrever colocam a expectativa de um novo disco lá em cima. Enquanto aguardamos, podemos curtir seu lançamento mais recente, “Gênesis”, faixa que fala sobre a importância do Hip Hop para o MC.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Flagra Essa Faixa: "Braille", o renascimento de Rico Dalasam

Next Article

Alee firma sua posição como um dos rappers mais autênticos da nova geração.

Related Posts