Entendendo “99 Problemas” da Duquesa | Entrelinhas

“99 problemas”, a faixa e o refrão homônimo da música de Duquesa é uma referência direta a um dos sons mais famosos de Jay Z.

No RJ tem pica, em SP tem pica
Em BH tem pica, sempre vai ter pica
99 problemas de uma negra bonita
Pica não tá na lista, pica não tá na lista

 

Ok, talvez você já tenha percebido, mas ainda assim vale destacar que: “99 problemas”, a faixa e o refrão homônimo da música de Duquesa, é nada mais, nada menos, que uma referência direta a um dos sons mais famosos de Jay Z, o influente rapper novaiorquino — ou marido da Beyoncé, para as abelhinhas online.

If you’re havin’ girl problems, I feel bad for you, son
I got ninety-nine problems, but a bitch ain’t one

Jay-Z em “99 Problems”

Tradução Livre:
Se você tá com problemas com mulheres, eu sinto pena de você, filho
Eu tenho 99 problemas, mas uma vadia não é um deles

O refrão original é conhecido pelo tom misógino, mas como foi revelado pelo próprio artista, se refere a uma de suas histórias quando ainda era traficante. Aqui o rapper pode ter se favorecido de uma de suas características em construir rimas com dois ou mais sentidos para se safar – além dos significados de “bitch” como vadia e cadela, tanto em inglês quanto na sua tradução, o contexto aqui se refere a relacionamentos amorosos, como se a vida do Jay-Z fosse dura demais para se preocupar com sua mulheres no geral.

Jay conta que em uma de suas viagens, em que levava as drogas eu seu carro, foi parado pela polícia. Ele conseguiu convencê-los a não checar o carro, embora pudessem fazer. Como resposta, os policiais chamaram a tropa com cães farejadores, que poderiam realizar a busca sem de fato abrir o carro. Porém, o reforço policial acabou demorando para chegar e obrigou a polícia liberá-lo sem que fosse feita revista. A história é descrita no segundo verso da faixa, sendo mais tarde explicada pelo próprio MC em seu livro Decoded.

Embora o artista estadunidense se defenda das críticas ao tom misógino do refrão, aqui Duquesa faz questão de deixar evidente a ideia de que os homens, em um sentido sexual, não são o problema para mulher negra como ela. É uma forma de reafirmar a ideia apresentada nos versos —  tanto dela quanto da MC Luanna — podem escolher os homens com quem elas querem ficar.

Foto por Tizi Salati

A referência ao Jay-Z, não para por aí. Ao finalizar a faixa, Duquesa afirma:

Ó, bagulho é dinheiro no bolso
Não adianta me ligar, não adianta mandar mensagem, ‘tá ligado?
É business, baby, business, business, business
Pica não vai ser um problema nem hoje, nem amanhã e nem nunca

Uma alusão a famosa frase I’m not a businessman, I’m a business, man” <<Eu não sou um homem de negócios, eu sou o negócio, mano>>. O que traz a ideia de Duquesa está preocupada com sua carreira, e não com relacionamentos superficiais e passageiros que seus pretendentes estão lhe oferecendo na DM por conta de sua aparência.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

NiLL fala sobre novo álbum: “Sempre fez sentido eu tentar achar a minha maneira de fazer as coisas”

Next Article

‘Stay true’: a celebração da expressão própria entre RZA e Ballantine’s

Related Posts