Entre a dureza do concreto e a delicadeza dos afetos: Tonyyymon estreia com “Amores Perros”

“Amores Perros” é o primeiro disco de Tonyyymon, um artista que cresceu na Favela do Jacó, Zona Leste, e que aproveita este projeto para nos convidar a adentrar diferentes momentos de sua caminhada na cidade de São Paulo. Antecedido por dois EPs, “Soturno” e “Cacos”, que dialogam diretamente com o seu lugar de origem, não apenas pelo que se canta, mas também pelo que se mostra, especialmente neste último, sua discografia se conecta pela profundidade e harmonia discursiva que compartilham. Ao mesmo tempo, estes discos se diferenciam ao retratar, com nitidez, não apenas a alternância entre o dia e a noite, mas também os diferentes estágios de maturação.

Observar o campo criativo como um espaço de disputa de narrativas nos faz enxergar cada produção artística não apenas como um produto, mas como um elemento essencial para compreender contextos sociais e políticos que marcam seu tempo na história. Ainda que se apresente apenas como um gesto estético, inevitavelmente quem o produz deixa de si uma perspectiva embalsamada pelas circunstâncias que o atravessam ao longo da trajetória e das escolhas. E há quem ainda insista que é possível separar a arte do artista.

Na verve da vida e de tudo que nela se deseja, permitir-se ser atravessado pelo outro e, assim, apreender o discernimento é o que possibilita concretizar a sensibilidade em expressão. Seja escrevendo um poema, tirando uma fotografia ou numa junção de palavras e sons, tal como a música permite, tornamo-nos capazes de traduzir, em códigos e signos, o que há de mais íntimo: o sentimento.

A transparência do sentir honesto comunica de forma que cria imagens, e cada faixa convida o ouvinte a perceber também cada emoção, potencializada pela sonoridade que envolve e, ora, faz vibrar e dançar; ora, gera angústia e reflexão.

O trabalho se mostra como um gesto de resistência à indiferença. Em tempos em que a superficialidade tende a dominar os discursos artísticos, Tonyyymon reafirma a importância da vulnerabilidade como forma de potência. Produzido por Manzano e Eddu Chaves, “Amores Perros” conta com as participações de niLL e Janvi na faixa “Tudo Passa”, Zudizilla em “Sintético”, Luiza de Alexandre em “Boa Noite SP” e Lys Ventura no interlúdio.

Transitante entre o house, o funk, o rock, o indie e o rap, “Amores Perros” se revela como um retrato da vida urbana e íntima, uma síntese entre vulnerabilidade e potência criativa, afirmando Tonyyymon como um artista capaz de transformar vivência em combustível e sensibilidade em linguagem.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Entre o altar de si mesma e o mercado: o novo testamento de AJuliaCosta

Related Posts